Muitos empreendedores pensam que somente atrair novos clientes é importante, mas a fidelização é fundamental para qualquer empresa que queira se tornar referência e continuar por um bom tempo no mercado. 

Algumas das empresas mais lucrativas do mundo devem boa parte de seu sucesso para os clientes leais, que estão sempre prontos para defendê-las. Mas essa realidade está longe de fazer parte somente das grandes corporações. Pelo contrário, o seu escritório contábil também tem a condição de fidelizar clientes e agora você vai entender como fazer isso! 

 

Afinal o que é a fidelização de clientes?

Esse é um processo de retenção de clientes que já foram conquistados. A estratégia consiste na confiança entre cliente e empresa, que só é criada a partir de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de excelência. 

 

Mas por que ela é importante?

Fidelizar é tão importante quanto atrair novos clientes. Sem isso, novos negócios seriam suficientes para manter a empresa funcionando, sem a possibilidade de aumentar lucros ou mesmo expandir a empresa. Confira 5 bons motivos para colocar a fidelização como uma prioridade em sua empresa:

Cliente fiel sempre compra novamente

Como todos sabem, cliente que está satisfeito compra mais de uma vez, pois ele não precisa mais ser convencido, ele já comprovou a qualidade do produto, tem confiança no atendimento e conhecimento sobre a marca. 

Considerando que o custo de aquisição para a venda para um cliente fiel é mais baixo do que para alguém que nunca adquiriu nenhum produto seu, assim, o poder de fidelização fica ainda mais evidente. 

Indicações são espontâneas e constantes

Uma pessoa que realmente gosta do seu serviço ou produto não recomenda pensando em ganhar algo em troca, faz isso simplesmente por ser um hábito, compartilhar algo que foi bom para ela e que pode ajudar outras pessoas também. 

O valor gasto por compra tende a ser maior

O valor médio de quem costuma sempre comprar da mesma marca geralmente é mais alto, além da melhora na frequência das compras. Por isso, elevar o ticket médio é uma boa forma de aumentar a lucratividade sem expandir a base de clientes. 

A receita se torna previsível

Esse ponto pode ser alcançado a partir de um estudo de frequência de compra, seu ticket médio, a média com que novos compradores por indicações cheguem e o histórico de novos negócios por mês. Assim, é possível que sua empresa saiba o quanto espera ganhar. 

Feedback honesto e preciso

Nem todos os clientes costumam dar sua opinião e compartilhar o que pensam sobre a sua empresa. Mas clientes fiéis geralmente tiram um tempo para isso, pois para eles não é uma atividade desnecessária ou que toma tempo. 

A paixão é um fator determinante e faz com que os retornos sobre a sua marca sejam honestos e precisos, exatamente o que você precisa criar para experiências de consumo cada vez melhores. 

 

Dicas de como encantar e fidelizar de vez os seus clientes

1. Entregue o máximo de valor

A fidelização começa no processo de implementação, quando o cliente dá os primeiros passos com a solução que ele comprou. Um bom atendimento e um suporte após a compra fazem diferença. 

2. Ofereça um bom suporte

Esse é um ponto chave, é essencial que o atendimento seja rápido, amigável, eficiente e dinâmico para resolver o problema do seu cliente da melhor forma possível. 

3. Saiba dizer não

Nem sempre tudo o que o cliente pede ou aponta como solução é o mais eficaz. Por isso, é seu papel entender como você deve servi-lo da melhor forma e executar a visão com clareza. 

4. Se baseie no feedback recebido

Um feedback recebido é precioso. Por isso, preste atenção nas críticas construtivas e sugestões que seus clientes fazem, essa é uma ótima maneira de deixá-los satisfeitos. 

 

A fidelização é um assunto muito importante para o sucesso de uma empresa. Por isso, tente oferecer a melhor experiência para seus clientes, assim, eles continuarão comprando da sua empresa.

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